FOGAP e Ana Amélia Lemos

Texto e imagem extraídos do Instagram da Secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amelia Lemos(@anaamelialemos_), cuja pauta foi: Combate ao trabalho infantil nas fronteiras do RS.

A Secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amelia Lemos, foi convidada para reunião na Superintendência Regional do Trabalho no RS, hoje em Porto Alegre, para examinar o acordo firmado entre os quatros países do Mercosul para erradicar o trabalho infantil na região. Outro tema tratado foi a demanda reprimida para vagas no programa de aprendizes (14 a 24 anos) para inserção no mercado de trabalho. O maior problema está nos 32 municípios gaúchos localizados na fronteira com Uruguai e Argentina. Nessa região fronteiriça há uma demanda de 1.711 candidatos e foram preenchidas 991 vagas.

Participaram do encontro, a auditora fiscal do Trabalho, Dra. Denise Brambilla González, a procuradora regional do Trabalho da 4ª Região, Dra. Silvana Martins, o coordenador do Fórum Gaúcho de Aprendizagem, João da Luz e a coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, Izane Mathos.
A Secretária Ana Amelia Lemos lembrou que na região de fronteira a legislação inibe investimentos porque impõe restrições a projetos com participação de capital estrangeiro na chamada “área de segurança” (150 km a partir da fronteira). A sugestão apresentada pela Secretária é promover um encontro com os prefeitos dos 32 municípios fronteiriços para discutir o tema e buscar soluções.

Tags:

Comments are closed

Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.