Fórum Gaúcho realiza a II Feira da Aprendizagem Profissional no Estado

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado (SRTE-RS), por meio da coordenação do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional- FOGAP e Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador- FEPETI, realizou a II Feira da Aprendizagem Profissional do RS, com o tema“Aprendizagem: aprimorando a profissionalização e combatendo o trabalho infantil”, que ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro no estacionamento do Shopping Wallig em Porto Alegre. O evento contou com a presença e participação das empresas parceiras, órgãos públicos e instituições formadoras de aprendizagem do Estado. Entre as autoridades, estiveram presentes, o Diretor do Departamento de Políticas Públicas para a Juventude, representando o Ministro do Trabalho( Ronaldo Nogueira), Higino Brito Vieira, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande Do Sul, Maria Helena Sartori, a Procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelice, representando Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho da 4ª região do RS, (Victor Hugo Laitano), a Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre do Ministério Público do RS, Cinara Vianna Dutra Braga, Auditora Fiscal do Trabalho, Coordenadora da Aprendizagem do RS e Coordenadora do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional e Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Denise Brambilla Gozález e o coordenador de Políticas Públicas para Juventude em Porto Alegre, Filipe Tisbierek, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre (SMDS). Durante a abertura tivemos apresentação da Orquestra Jovem do RS, com os aprendizes do Pão dos Pobres e em seguida a encenação teatral da peça “ ATÉ QUANDO? Pelo Grupo Movimento Cênico do CESMAR, que abordou as piores formas de trabalho infantil, como abuso, exploração sexual e realização de atividades ilícitas. Após abertura, as autoridades percorreram os espaços da Feira conhecendo o trabalho das instituições e da empresas participantes.

 

No inicio da tarde foram realizadas atividades organizadas pelas instituições formadoras de aprendizagem. O Instituto ISBET trabalhou com os jovens, sobre orientações do mercado de trabalho com o tema "O Mapa da Mina"com a Coordenadora Kely Cristina dos Santos. Após tivemos a palestra sobre "Mobilidade Urbana" proferida por Melissa Costa Danda e Gilmar Barcarol, do Senac Comunidade Zona Norte.

 

No segundo dia de feira (31/10), iniciamos com apresentação das crianças e adolescentes do Grupo de Flautistas da Instituição Pequena Casa da Criança. Além da atração cultural, foram realizadas oficinas de geração de renda ministrado pela instrutora Luana Borges a assistente social Eliane Sarmento da Instituição ESPRO, a palestra "Como comunicar-se melhor“ proferida por Ricardo Garcia, do Senac, Comunidade Centro. E no inicio da tarde, realizamos a oficina de declamação, conduzida pela poetiza e representante dos Correios Maria Elsi Prestes Jacques, que ao final da oficina, os aprendizes declamaram com os poemas da 1º edição do livro Prosa & Verso. Durante o encerramento da feira, a coordenadora e auditora fiscal da SRTE Denise Brambilla González fez a entrega do Selo Gaúcho, aos parceiros da Aprendizagem Profissional do RS.

Durante estes dois dias de feira, recebemos mais de 4.500 visitantes, que puderam conhecer o trabalho de empresas e instituições formadoras, como também foram ofertadas vagas para o Programa de Aprendizagem Profissional para o ano de 2018, e a confecção de carteiras de trabalho, por meio da parceria com a Fundação Gaucha do Trabalho e Ação Social- FGTAS.